Misterioso monólito de metal surge em pleno deserto de Utah

A estranha estrutura foi descoberta por funcionários públicos do estado americano que ainda não sabem dizer a origem do objeto

Monolito em Utah

Quem instalou esse insólito monólito em pleno deserto de Utah? (Foto: Department of Public Safety of Utah/Divulgação)

O que começou como uma operação de rotina, de proteção da vida selvagem, acabou sendo uma descoberta estranha quando dois agentes do Departamento de Segurança Pública do estado de Utah, nos Estados Unidos, encontraram um monólito misterioso em pleno deserto.

Agentes estavam voando de helicóptero na última quarta (17/11), em apoio à Divisão de Recursos de Vida Selvagem de Utah para avaliar um grupo de carneiros selvagens na região sudeste do estado americano, quando viram algo que parecia ter saído do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), um dos clássicos do diretor Stanley Kubrick.

“Um dos biólogos viu quando estávamos voando sobre ele. O biólogo falou: ‘espere, espere, vire, vire!’. E eu pensei, ‘o quê?’. Então ele disse: ‘há uma coisa lá atrás, temos que ir ver!'”, conta o piloto Bret Hutchings, citado pela emissora americana CNN.

Quando o helicóptero fez a volta, os tripulantes puderam ver, em meio às rochas vermelhas da região desértica de Utah, um monólito de metal prateado reluzente projetando-se do solo. À CNN, Hutchings afirma que, em seus cálculos, o objeto tem entre 3,5 e 10 m de altura. Não parecia que tinha caído no chão aleatoriamente, mas pode ter sido colocado lá.

O aparecimento do monólito para os antepassados dos humanos é uma das cenas clássicas do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (Foto: MGM/Reprodução)

“Brincamos dizendo que se um de nós desaparecesse de repente, o resto fugiria”, afirma o piloto à emissora.

Claro que Bret Hutchings acredita que o mais provável é que um artista plástico tenha colocado o monólito naquele local, ao invés de algum ser “extraterrestre”.

“Acho que ele é um artista pós-moderno ou alguém que é um grande fã de 2001: Uma Odisséia no Espaço”, afirma o piloo à CNN, referindo-se à famosa cena do filme de Kubrick na qual um monólito preto aparece para hominídeos que viviam perto de uam caverna.

No entanto, de acordo com o Departamento de Segurança Pública do estado de Utah, citado pela emissora americana, é ilegal instalar estruturas ou qualquer forma de arte, “não importando o planeta de origem”, em terras públicas sem autorização.

A localização do monólito não foi revelada e ainda não está claro quem, “ou o quê”, o colocou lá, conta o departamento.

Na última segunda (23/11), o Bureau of Land Management, responsável pela manutenção das terras em Utah, iniciou uma investigação sobre o misterioso monólito, informa a CNN.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.