Gigantesco observatório de Arecibo será demolido

Palco de inúmeras descobertas astronômicas, o observatório sofreu sérios danos este ano e terá de ser desativado antes que a sua estrutura colapse

Observatório de Arecibo

O observatório de Arecibo, em Porto Rico, possui incríveis 305 m de largura e funcionou por 57 anos (Foto: NAIC Arecibo Observatory/NSF Photo/Divulgação)

Nesta sexta (20/11) o mundo da astronomia está mais triste. Isto porque o famoso observatório de Arecibo, em Porto Rico (EUA), lar de uma antena telescópica de nada menos que 305 m de largura, será demolido.

Como mostra o site americano CNET, o observatório sofreu sérios danos estruturais quando um cabo quebrou em agosto, e a situação só piorou desde então.

De acordo com o site, a Fundação Nacional de Ciência (National Science Foundation ou NSF) dos Estados Unidos anunciou ontem (19/11) que iniciará os planos de desativação do telescópio, encerrando 57 anos de serviço astronômicos.

“A decisão vem depois que a NSF recebeu várias avaliações de empresas de engenharia independentes que descobriram que a estrutura do telescópio corre o risco de uma falha catastrófica e seus cabos podem não ser mais capazes de segurar as cargas que foram projetados para suportar”, afirma a fundação, citada pelo CNET.

Um segundo cabo apresentou falha no início de novembro. Ele é um dos principais e ao quebrar, caiu no prato refletor, que foi danificado, além de ter afetado outros cabos próximos. A estrutura cabeada foi projetada para suportar uma plataforma de 900 toneladas suspensa a 150 m acima do prato.

“Cada um dos cabos restantes agora está suportando mais peso do que antes, aumentando a probabilidade de outra falha, o que provavelmente resultaria no colapso de toda a estrutura”, diz comunicado da Universidade da Flórida Central (EUA), que gerencia as instalações da NSF, citada pelo site americano.

Histórico do Arecibo

O equipamento foi palco de muitas descobertas científicas importantes, como a identificação de pulsares, de exoplanetas e de ondas de rádios, além da análise detalhada do planeta Mercúrio.

O observatório de Arecibo também ficou famoso por ter sido usado como locação para uma cena de luta dramática no filme 007 Contra GoldenEye (1995), do famoso agente secreto James Bond, interpretado por Pierce Brosnan. Também apareceu no filme Contato (1997), com Jodie Foster.

O plano de desativação do observatório, de acordo com a Fundação Nacional de Ciências dos EUA, citada pelo CNET, se concentrará no telescópio enquanto tenta preservar as estruturas ao redor. “Quando todos os preparativos necessários forem feitos, o telescópio será submetido a uma desmontagem controlada”, afirma a fundação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.