Equação matemática simples causa “polêmica” no Twitter

Usuários encontraram duas respostas para o problema matemático “6 ÷ 2 (1 + 2) =” e estão gerando discussão na rede social

Equação matemática viral

Se levarmos em conta a regra de ordem das operações na matemática, a “polêmica” equação tem como resultado o número 9 (Foto: Twitter/IthzMadelinoo/Reprodução)

De tempos em tempos surgem na internet imagens consideradas “enigmáticas”. Desta vez, uma simples equação matemática vem causando discussões nas redes sociais, especialmente no Twitter. O problema se tornou viral porque leva a duas respostas.

Circulando na rede social de 240 caracteres desde o início de novembro, a imagem traz a equação “6 ÷ 2 (1 + 2) =”. E a maioria dos usuários não dá o braço a torcer quando chegam a um dos dois resultados: 1 e 9. Embora, em princípio, seja um exercício matemático básico, a forma como o estão resolvendo vem despertando reações de todos os tipos.

Em primeiro lugar, temos as pessoas que tendem para o 9. Elas afirmam que primeiro a soma deve ser resolvida dentro dos parênteses, ou seja, “1 + 2 = 3”. Depois a divisão que vem primeiro, ou seja, “6 ÷ 2 = 3”. E, por fim, multiplica-se “3 x 3 = 9”.

Por sua vez, outros usuários defendem a posição que resulta no número “1”. Eles começam com os parênteses, ou seja, “1 + 2 = 3”. Então, multiplicam “3 x 2’ e, finalmente, dividem “6 ÷ 6 = 1”.

Os usuários que são partidários dessas respostas tentam argumentar que chegaram a 1 ou a 9 de acordo com a regra conhecida como BEDMAS (Parênteses, Expoentes, Divisão, Multiplicação, Adição e Subtração, traduzidos da sigla em inglês), um acrônimo usado para lembrar a ordem das operações na matemática.

Também não faltaram imagens de calculadoras resolvendo de forma instantânea a equação “polêmica”. Alguns até recorreram ao Google para encontrar uma explicação para o “mistério” – ele dá como resultado o 9.

Como esse assunto não é novo, em 2017 o canal do YouTube intitulado AF Math and Engineering publicou um vídeo explicando por que esse quebra-cabeça pode causar confusão. Seguindo a regra BEDMAS, o resultado que se obtém na gravação é 9. Esta opção é a que o autor do vídeo indica como correta.

Ainda assim, o AF Math and Engineering diz que muitas pessoas tendem a resolver primeiro a operação que está dentro dos parênteses, depois multiplicam o resultado por 2 e, finalmente, fazem a divisão “6 ÷ 6”, chegando assim ao “polêmico” 1.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.