Conheça os benefícios do mate para a saúde

Muito consumida no sul do Brasil, a erva-mate faz muito bem para a saúde, podendo até ajudar na perda de peso

Chimarrão com Mate - Pixabay

Maioria dos benefícios do consumo de mate está associada à cafeína presente na erva (Foto: Pixabay)

O mate é uma bebida tradicional da América do Sul, produzida a partir das folhas e caules da erva-mate (Ilex paraguariensis), uma árvore que pertence à família do azevinho.

Em forma de chimarrão ou chá, é amplamente consumido na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, países em que o mate é nativo.

Para quem não sabe, tecnicamente, a palavra chá se aplica apenas à infusão das folhas da Camilla Sinensis. As bebidas popularmente conhecidas como chás de ervas são, na verdade, tisanas.

O consumo de mate, assim como o café logo pela manhã, é ótimo estimulante, segundo a nutricionista americana Monica Reinagel, autora do livro Nutrition Diva’s Secrets for a Healthy Diet, comenta ao site Scientifc American.

“Dependendo de onde seus ancestrais se encontravam no globo, eles podem ter apreciado bebidas feitas de café ou cacau, frutos de guaraná, noz-de-cola ou folhas de erva-mate. Embora cada um contenha um conjunto ligeiramente diferente de substâncias químicas ativas, todos contêm cafeína ou uma molécula intimamente relacionada com propriedades estimulantes semelhantes”, esclarece a especialista.

Benefícios do mate para a saúde

A ingestão de erva-mate é associada a vários benefícios para o organismo, de acordo com Reinagel, incluindo:

  • Fornece energia
  • Ajuda na concentração
  • Reduz a fadiga
  • Auxilia na perda de peso
  • Possui efeito antioxidante
  • Contribui para o bom desempenho nos esportes

“Mas antes que você fique muito animado com essa nova ‘bebida milagrosa’, a maioria dos benefícios atribuídos ao mate estão disponíveis em qualquer bebida com cafeína”, alerta a nutricionista americana.

Ela lembra que a cafeína estimula o sistema nervoso, deixando a pessoa em estado de alerta e reduzindo os efeitos da fadiga.

“O impacto do mate no peso e na perda de gordura provavelmente será relativamente pequeno, especialmente se levarmos em conta o impacto de suas escolhas alimentares e da prática de exercícios”, diz Monica Reinagel.

Da mesma forma, conforme a especialista, a substância presente na erva-mate pode contribuir para o melhor desempenho atlético. “Pode ajudá-lo a ir um pouco mais longe ou a se mover um pouco mais rápido, mas a bebida não transformará um corredor de fim de semana num atleta olímpico”, completa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.