Apesar de jornalista ter insinuado, Anitta não parece estar careca

Mesmo com a suposta informação de que a cantora carioca teria raspado a cabeça para voltar ao candomblé, ela apareceu na premiação da MTV no último domingo (8/11) com cabelos curtos e platinados

Anitta no sofá - Instagram

Apesar de usar muitos apliques e perucas, nada indica que a cantora Anitta ficou careca para retornar ao candomblé (Foto: Instagram/anitta/Reprodução)

De acordo com publicação feita no Twitter no dia 7 de novembro pelo jornalista Gabriel Perline, há uma insinuação de que a cantora Anitta teria raspado a cabeça como uma segunda iniciação no candomblé. Porém, imagens da artista no tapete vermelho da premiação da emissora MTV mostram que ela está de cabelos loiros, curtos, com raiz escura.

“Exclusivo: soube que uma cantora ‘poderosa’ ficou careca há dois meses. Mas não por saúde, e sim por religião. Ela deitou para o santo novamente e raspou a cabeça. Desde então só usa perucas. A desculpa que dá por seus cabelos artificiais é sua ‘nova investida no mercado gringo'”, afirma Perline no tuíte divulgado no último sábado (7/11).

Apesar de muitos fãs logo terem questionado essa suposta atitude da Anitta, é preciso lembrar que a raspagem do cabelo no candomblé é uma ação cultural.

Como mostra a mãe de santo Odobi Torogiman, em artigo publicado no blog Awure, raspar o cabelo é uma forma de consagração ao “orixá” (nkisi) que rege a cabeça, chamado Ori.

“Além da consagração, tem a purificação e a humildade perante ao seu nkisi e para que haja o fundamento da feitura. É o nascimento da vida espiritual. É o nascer para o nkisi. O iyawô [filho de santo] recebe um canal de comunicação entre ele e o nkisi, passando a ser um instrumento desse nkisi”, diz a mãe de santo.

Portanto, no candomblé, o ato da raspagem dos cabelos seria uma forma de “nascer de novo” para uma nova crença. “A iniciação é feita num retiro em que a pessoa fica longe da vida profana, devendo desligar-se de tudo, inclusive da família e se dedicar exclusivamente aos rituais e seus segredos [orôs]”, completa Odobi Torogiman no blog.

No caso da cantora Anitta, não há qualquer informação de que tenha se consagrado novamente à essa religião afro-brasileira e nem que raspado a cabeça.

Em publicação compartilhada no Instagram (possui 50 milhões de seguidores), a artista de sucessos como Me Gusta, Vai Malandra e Show das Poderosas aparece no tapete vermelho do prêmio MTV MIAW – ela levou o ursinho rosa como Artista Musical 2020 – com as madeixas platinadas e a raiz escura à mostra. Veja abaixo:

(Foto: Instagram/anitta/Reprodução)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.