Coma abacate para ter um coração saudável

Especialista fala sobre os benefícios dessa fruta rica em gorduras boas para a saúde do sistema cardiovascular

Pessoa segurando abacate - Pixabay

Comer meio abacate por dia ajuda nas funções do coração, diz a cardiologista (Foto: Pixabay)

Existem muitos fatores que podem afetar a saúde do coração, como genética e tabagismo, mas a dieta é, com certeza, um dos principais. Em geral, comer frutas e vegetais, carne magra e peixe e grãos integrais é ótimo para o sistema cardiovascular.

Para a cardiologista americana Suzanne Steinbaum, autora do livro Guia para Uma Vida com Coração Saudável Para Todas as Mulheres, em entrevista para o site Well + Good, existe um alimento que deveria ser consumido diariamente para proteger o coração.

“Eu como meio abacate por dia. Possui gorduras mono e poli-insaturadas que são essenciais numa dieta saudável para o coração”, diz a especialista.

Essas gorduras são ótimas para o sistema cardiovascular porque são associadas à redução da inflamação e aos níveis mais baixos de colesterol LDL (o tipo ruim).

Outras razões pelas quais os abacates são tão bons para a saúde do coração: são ricos em fibras (ajudam a controlar os níveis de colesterol) e foram associados a uma redução na síndrome metabólica, diz Steinbaum ao site – essa síndrome corresponde a um grupo de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, diabetes e derrame.

“O abacate também contém vitaminas e nutrientes que comprovadamente diminuem a pressão arterial e a inflamação”, acrescenta a médica, dando como exemplo o magnésio e o potássio presentes na fruta.

Beber vitamina de abacate depois de um treino ou ao se recuperar de uma lesão, por exemplo, pode ser útil, pois o corpo precisa de eletrólitos e nutrientes que curam as articulações e as ajudam a reconstruir e reabastecer, completa Suzanne Steinbaum ao Well + Good.

Além do coração, o abacate ingerido com moderação (metade da fruta por dia), como recomendado pela cardiologista americana, traz outros benefícios à saúde. Ele é rico no antioxidante glutationa (que apoia a função hepática) e pode ajudar no sono e na saúde ocular.

Aproveitando os benefícios

Existem várias maneiras de consumir abacate, mas Steinbaum adora ingerir a fruta logo pela manhã.

“É ótimo em torradas multigrãos com tomate, uma das minhas escolhas favoritas no café da manhã. Você pode personalizar a receita de torrada de abacate, adicionando salmão defumado e alcaparras e fatias de queijos, por exemplo”, sugere a especialista ao site.

Ela também gosta de colocar os abacates na salada – em cubos ou fatiados –, para servir de elemento cremoso em meio aos vegetais. “Também uso em vitaminas verdes junto com frutas e vegetais para um lanche no meio da tarde”, acrescenta a cardiologista.

No Brasil, o uso da fruta em pratos salgados não é muito comum, como nos demais países latinos, mas vale a pena experimentar, se você deseja ter um coração saudável.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.