Melhore a vitalidade e o humor comendo dois kiwis por dia

Estudo comprova que os benefícios da ingestão de vitamina C da fruta são maiores do que dos famosos suplementos efervescentes

Kiwi cortado - Pixabay

Kiwi é uma fruta rica em vitamina C e pode ajudar a melhorar a sensação de vitalidade e até o humor (Foto: Pixabay)

Está se sentindo cansado? Segundo um novo estudo, consumir dois kiwis por dia pode ajudar a aumentar a vitalidade.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e mostra que adultos com baixo teor de vitamina C (ácido ascórbico) na dieta podem melhorar a sensação de vitalidade comendo dois kiwis por dia durante duas semanas.

Os resultados, publicados no jornal científico Nutrients, em setembro, destacam as vantagens da ingestão de vitamina C das frutas in natura. Os efeitos observados foram mais relevantes do que nos voluntários que tomaram suplemento efervescente do nutriente.

Entenda o estudo

Pesquisadores realizaram uma intervenção controlada por placebo para testar se o aumento do nível de ácido ascórbico no organismo, por meio da ingestão de frutas ou comprimidos poderia melhorar a sensação de vitalidade ou entusiasmo pela vida.

Eles recrutaram 167 participantes entre 18 e 35 anos e que tinham baixos níveis basais desse nutriente. Os voluntários foram divididos em três grupos; um grupo consumiu de kiwis; outro ingeriu comprimido com 250 mg de vitamina C; já o terceiro grupo recebeu comprimido de placebo.

A cada dia, durante quatro semanas, os participantes foram convidados a comer dois kiwis ou os comprimidos. Os níveis de ácido ascórbico no sangue e a sensação de humor, fadiga e bem-estar (por meio de questionário) foram medidos quinzenalmente durante o estudo.

Efeitos do nutriente da fruta

Os resultados mostram que os níveis de vitamina C no grupo que consumiu kiwi e no grupo dos suplementos aumentaram para o normal em duas semanas. Não houve efeito com o placebo. O mais importante, entretanto, foram os benefícios extras para a vitalidade relatados pelo grupo que ingeriu a fruta.

“A fruta in natura tem uma gama mais ampla de benefícios; diminui a fadiga e melhora o humor e o bem-estar em um número maior de pessoas do que vimos no grupo do suplemento. O comprimido de ácido ascórbico diminuiu a fadiga e melhorou o bem-estar em certa medida com níveis mais baixos de vitamina C. Curiosamente, os benefícios do consumo de kiwi surgiram em apenas duas semanas”, afirma o pesquisador Tamlin Conner, principal autor do estudo, em entrevista ao site médico Medical Xpress.

Como se sabe, o ácido ascórbico gera muitos benefícios para o corpo, inclusive aumentando a produção de vários hormônios e neurotransmissores. Estes incluem adrenalina, serotonina e oxitocina que controlam os níveis de estresse, regulam o humor e promovem a sensação de bem-estar.

“O kiwi possui várias vitaminas e minerais adicionais que apoiam a saúde e também são ricos em fibras dietéticas, o que é benéfico para o intestino. Existem conexões importantes entre o intestino e a regulação do humor. Isso pode explicar por que o kiwi beneficia o humor mais do que comprimidos de vitamina C”, comenta Conner ao site especializado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.