Reality show quer levar pessoas para o espaço

Em 2023 o programa Space Hero fará várias provas para que um participante tenha o direito de ir até a Estação Espacial Internacional. Quem se habilita?

Nave Crew Dragon da SpaceX

Foguete da SpaceX poderá levar o vencedor do reality show Space Hero até a Estação Espacial Internacional (Foto: SpaceX/Divulgação)

Que tal participar de um reality show e ir para o espaço, mais precisamente para a Estação Espacial Internacional (EEI)?

Segundo reportagem divulgada pelo site americano Deadline, o programa Space Hero será produzido em 2023 e os concorrentes serão civis apaixonados pelo espaço, que enfrentarão uma série de desafios para ver quem ganha o concurso e tem a chance de decolar num foguete até a estação espacial.

“Produzida por Ben Silverman e Howard T. Owens, a série procurará no mundo um cidadão comum com um profundo amor pela exploração espacial. Space Hero proporcionará uma oportunidade para qualquer pessoa de qualquer origem se tornar o primeiro explorador espacial eleito globalmente para participar de uma missão para a Estação Espacial Internacional”, diz trecho do comunicado à imprensa reproduzido pelo Deadline.

Qualquer um pode ser “astronauta”

A Space Hero está trabalhando com a Axiom Space, uma empresa aeroespacial com sede em Houston (EUA) que pretende construir a primeira estação espacial comercial do mundo. Em março de 2020, a Axiom Space anunciou planos de enviar três turistas à EEI no segundo semestre de 2021 usando a cápsula Crew Dragon da SpaceX.

Para o reality show de 2023, de acordo com o site americano, a Axiom Space cuidará dos detalhes da missão espacial em si, incluindo a fixação do assento, o fornecimento de seguro para os astronautas e o treinamento deles para o grande evento.

O comunicado sobre o Space Hero informa ainda que o vencedor será enviado para a estação num foguete Dragon da SpaceX – ele fez sua viagem inaugural em maio ao enviar os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley à EEI com um foguete Falcon 9.

No programa, como mostra o Deadline, os competidores enfrentarão uma série de desafios mentais, físicos e emocionais. O plano é que o episódio final seja transmitido ao vivo e uma votação internacional determinará quem fará a viagem ao espaço.

O vencedor deve passar 10 dias na estação espacial, e a produção do Space Hero está em conversa com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) para criar parceria com possíveis iniciativas de ciência, tecnologia e medicina durante a estadia do participante na EEI.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.