Coronavírus pode causar diabetes tipo 1, diz estudo

Cientistas descobriram que o vírus SARS-Cov-2 pode atacar as células do pâncreas que são responsáveis pela produção de insulina

Vírus SARS-CoV-2

O novo coronavírus pode desencadear diabetes tipo 1 ao atacar células produtoras de insulina no pâncreas (Foto: Pixabay)

O novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, pode penetrar em muitas células do corpo e infectar não apenas o trato respiratório.

Agora, cientistas descobriram que o vírus também pode penetrar nas chamadas células beta do pâncreas e danificá-las, podendo causar diabetes tipo 1.

As células beta são responsáveis pela produção da insulina, mantendo o metabolismo em níveis saudáveis. Porém, a infecção por SARS-CoV-2 pode aparentemente interromper essa função e, como resultado, levar ao diabetes.

Estudo de caso

Essas observações fazem parte de um estudo realizado pelo pesquisador Matthias Laudes, da Universidade Kiel, na Alemanha, e que foi publicado na revista científica Nature Metabolism nesta quarta, dia 2 de setembro.

“Um paciente de 19 anos veio até nós na clínica com diabetes grave recém-desenvolvido com deficiência de insulina. Foi demonstrado que ele aparentemente teve uma infecção por SARS-CoV-2 algumas semanas antes”, relata Laudes no artigo.

O jovem sofria com deficiência de insulina, equivalente ao diabetes tipo 1, que, geralmente, é desencadeado por uma resposta autoimune do organismo: o sistema imunológico identifica incorretamente as células beta do pâncreas como estranhas e as ataca.

“Mas essa resposta autoimune não estava presente no paciente. Presumimos que aqui, o próprio vírus atacou as células beta”, diz o pesquisador alemão.

Segundo o estudo, uma justificativa para o ocorrido seria a presença de um receptor presente nas células beta, chamado ACE2.

Isso porque o novo coronavírus costuma se ligar justamente a esse receptor, que usa como porta de entrada nas células do corpo do hospedeiro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments