Lua, Saturno e Júpiter visíveis nesta sexta e no sábado

Quem curte astronomia poderá ver os dois planetas gasosos bem “perto” de nosso satélite natural. Um estará mais brilhante e o outro, mais amarelado

Lua com Saturno e Júpiter no céu

Essa figura mostra como Saturno, Júpiter e a Lua estarão visíveis nas noites de sexta e sábado, dias 28 e 29 de agosto (Foto: SkySafari/Reprodução)

Durante a noite desta sexta, dia 28 de agosto, e de sábado, ao olhar para o céu você poderá ver a Lua ao lado dos dois planetas gasosos do nosso sistema solar: Saturno e Júpiter.

Na sexta, com o céu razoavelmente limpo, será possível ver a Lua “passando perto” do maior planeta do sistema solar (acima e um pouco à esquerda do nosso satélite), enquanto Saturno estará bem mais à esquerda dela.

Nesse momento, Júpiter estará brilhante e chamativo no céu a uma distância aparente de 4,5 vezes o tamanho da Lua, que está na fase quarto crescente – 83% iluminada pelo Sol.

Além deles, Saturno aparecerá como uma “estrela” com um brilho branco-amarelado constante e calmo, 14 vezes menos intenso do que o Gigante Gasoso.

Ilusão de perspectiva

Como lembra o site especializado em astronomia Space, o que você verá nas noites de sexta e no é uma questão de perspectiva.

Saturno está a 1,38 bilhão de km da Terra; Júpiter está a 659 milhões de km de distância; enquanto a Lua está a apenas 382.900 km da gente.

Como resultado, a Lua parece se mover muito mais rápido contra o fundo estrelado em comparação com os outros dois planetas.

Mas nas noites de sexta e sábado, eles serão alinhados conforme vistos de nossa perspectiva terrestre.

Como resultado de seu movimento mais rápido, na noite de sábado, a Lua terá se deslocado para o leste e estará posicionada no canto inferior esquerdo de Saturno.

Abaixo, um vídeo mostrando a Lua com Júpiter e Saturno na noite desta sexta:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.