LG lança máscara com purificador de ar automático

A PuriCare Wearable Air Purifier promete substituir as máscaras caseiras e descartáveis usadas atualmente na prevenção da Covid-19

LG PuriCare Wearable Air Purifier 1

Segundo a LG, a PuriCare Wearable Air Purifier possui bateria capaz de fornecer energia para ventiladores que favorecem a respiração do usuário (Foto: LG/Divulgação)

Uso de máscaras se tornou um hábito durante a quarentena provocada pelo novo coronavírus. Pensando nisso, a empresa coreana de tecnologia LG lançou um purificador de ar individual portátil para ser usado no rosto.

Chamada de PuriCare Wearable Air Purifier, a máscara de alta tecnologia usa um par de filtros substituíveis semelhantes aos de purificadores de ar convencionais. Além disso, ela vem com ventiladores automáticos, movidos por bateria recarregável, que ajuda o usuário a respirar.

Segundo a LG informa em comunicado publicado nesta quinta, dia 27 de agosto, em seu site, o dispositivo tem sensores para detectar quando você está inspirando ou expirando e ajustar automaticamente a velocidade dos ventiladores.

Solução para evitar a Covid-19?

Apesar de não mencionar diretamente que a PuriCare foi pensada para ajudar as pessoas a evitar o SARS-Cov-2 durante a pandemia, a empresa coreana deixa transparecer que a máscara foi desenvolvida em resposta ao vírus.

A LG diz que o purificador de ar pessoal é projetado para substituir as máscaras caseiras “inconsistentes” usadas por algumas pessoas, bem como as descartáveis, que se “tornaram escassas”.

Em julho, quando a gigante da tecnologia anunciou pela primeira vez a produção da máscara, disse que doaria duas mil unidades para um hospital universitário de Seul, capital da Coreia do Sul.

É importante observar, no entanto, que o comunicado da LG não deixa claro que o dispositivo diminui a propagação do coronavírus e se é capaz de filtrar o ar na respiração e inspiração.

A LG não informou se a PureCare filtra tanto o ar que sai e quanto o que entra (Foto: LG/Divulgação)

Aguardando laudos técnicos

Questionada pelo site americano The Verge se a PuriCare protege tanto o usuário quanto quem está à sua volta, a LG “se recusou a comentar”, afirmando que “estava esperando até que a certificação e os testes fossem concluídos para fornecer todos os detalhes”.

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças não recomenda o uso de máscaras com válvulas ou respiradores como meio de evitar a propagação do SARS-CoV-2, uma vez que não filtram “gotículas respiratórias expelidas” – que podem infectar pessoas próximas ao usuário.

De acordo com a LG, a nova máscara usa ventiladores motorizados que funcionam graças a uma bateria de 820 mAh, capaz de fornecer até oito horas de uso no modo “baixa energia” – caindo para apenas duas horas no modo de “alta energia”.

O anúncio da PuriCare não diz quando será lançada ou quanto custará, mas observa que ela estará disponível no quarto trimestre deste ano em “alguns mercados”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.