Descubra quais condimentos são mais saudáveis para usar no sanduíche

Maionese, mostarda de dijon e molho barbecue costumam ser um toque a mais em muitos pratos. Mas até que ponto fazem bem para nossa saúde?

Vários Condimentos

Homus, salsa e iogurte grego são os condimentos mais recomendados para acompanhar refeições saudáveis (Foto: Pixabay)

Quem gosta de comer hambúrguer, batata frita e frango frito sabe que esses alimentos pedem algum tipo de molho, como catchup, mostarda e molho de churrasco.

Os condimentos adicionam sabor e, em alguns casos, umidade aos sanduíches e outros pratos – também podem facilitar o consumo de certas refeições de dietas restritivas.

“No entanto, nem todos os molhos são considerados saudáveis. Alguns podem ter até 100 calorias em apenas uma colher de chá e são ricos em açúcar refinado. Outros podem conter só cinco calorias por colher de sopa e estar repletos de vitaminas e minerais”, afirma a nutricionista e escritora americana Toby Amidor, em artigo publicado na quinta, dia 6 de agosto, no site Muscle and Fitness.

Segundo a especialista, é preciso ser inteligente e encontrar os condimentos que melhor se encaixam no estilo de vida da pessoa. “Se puder encontrar uma versão com pouca gordura e zero açúcar para seu sanduíche favorito, então esse é o caminho”, completa Amidor.

Abaixo, a nutricionista cita os melhores molhos para quem quer manter a dieta:

(Foto: Pixabay)

Homus

Trata-se de uma pasta típica da culinária árabe, feita de grão-de-bico, azeite e especiarias. “É livre de colesterol e fornece proteínas e fibras”, diz a nutricionista.

A recomendação é usar uma colher de sopa em sanduíches de frango, peru, ovo ou vegetais grelhados ou servir ao lado de espetinhos de legumes, carne, cordeiro ou frango.

(Foto: Pexels)

Mostarda de dijon

“Embora a mostarda comum, sem corante e saborizante, seja certamente uma escolha mais saudável, a dijon possui temperos extras para criar uma explosão de sabor”, comenta Toby Amidor no artigo recém-publicado.

Por ter sabor forte, não é necessário adicionar muito de mostarda de dijon aos pratos. A dica da americana é usar apenas uma colher de chá, que fornece cinco calorias e 100 mg de sódio e é livre de gordura, colesterol e carboidratos.

(Foto: Pixabay)

Salsa

Esse molho é caracterizado pela mistura de vegetais ou frutas. O mais popular é a salsa de tomate, típica do México, que, conforme Amidor, contém cerca de 10 calorias a cada duas colheres de sopa e cerca de 200 mg de sódio.

“É uma boa maneira de obter alguns vegetais ou frutas extras em sua dieta. Sirva sobre hambúrgueres, batatas, frango ou peixe”.

(Foto: Pixabay)

Iogurte grego

Apesar de ser lembrado apenas na hora do café da manhã, o iogurte grego, por ter textura espessa e cremosa e sabor picante, pode ser usado em batatas assadas, panquecas e waffles integrais.

“O iogurte grego tem menos açúcar, sódio e o dobro da proteína em comparação com o iogurte tradicional e também é uma opção com menor teor de lactose, para aqueles que são sensíveis. Opte por usar duas colheres de sopa”, diz a especialista.

Agora, Toby Amidor cita os condimentos ruins para a dieta:

(Foto: Pexels)

Maionese

Feita a partir de uma mistura de gema de ovo, óleo e um componente ácido (como vinagre), a maionese é rica em gordura saturada, que pode causar obstrução das artérias, alerta a americana.

“Uma colher de sopa fornece 100 calorias e 1,5 g de gordura saturada. Adicione uma xícara de maionese tradicional em uma salada de macarrão ou batata e você acrescentará 1.600 calorias e 24 gramas de gordura saturada, o que dá mais de 100% da recomendação diária”, orienta a nutricionista.

Para quem não abre mão da maionese, a dica é optar pelo produto light. Além disso, ela pode ser misturada ao iogurte grego na hora do consumo.

Existem opções um pouco mais saudáveis desse condimento, feitas a partir de abacate, azeite ou óleo de canola.

(Foto: Pixabay)

Molho barbecue

Quando se fala em churrasco americano, não pode faltar o tradicional molho barbecue – especialmente acompanhando costelas suínas assadas na brasa.

Esse condimento, que se popularizou também no Brasil, é feito com uma mistura de especiarias, molho de tomate, catchup e melaço ou açúcar.

“Duas colheres de sopa de barbecue podem conter de 45 a 70 calorias com cerca de 12 a 17 g de açúcar e de 200 a 350 mg de sódio. Algumas marcas usam menos açúcar e sódio que outras, então compare os rótulos para encontrar o mais saudável”, afirma Todby Amidor.

(Foto: Pixabay)

Molho ranch

Outro condimento comum nos Estados Unidos, o molho ranch vem ganhando o gosto dos brasileiros nos últimos anos. Ele é espesso e cremoso e acompanha batatas fritas e sanduíches.

“Ele contém calorias e gordura saturada, que não pode ultrapassar 10% das calorias diárias consumidas. Porém, duas colheres de sopa de molho ranch podem ter de 120 a 180 calorias e cerca de 10% do máximo diário recomendado de gordura saturada”, orienta a nutricionista no artigo do Muscle and Fitness.

A dica da especialista é produzir em casa um molho mais leve e saudável. “Se você optar por usar a versão tradicional, industrializada, a porção recomendada é de uma colher de sopa”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.