Virgin Galactic apresenta sua aeronave que viajará em velocidade Mach 3

Veículo da empresa britânica lembra o famoso Concorde e deve transportar passageiros em viagens de longas distâncias

Veículo Espacial da Virgin Galactic

Com um design parecido com o Concorde, a aeronave da Virgin Galactic viajará numa velocidade três vezes maior que a do som (Foto: Virgin Galactic/Divulgação)

A empresa aeroespacial britânica Virgin Galactic acaba de revelar sua aeronave que fará viagens “quase pelo espaço”. O veículo será construído em parceria com a montadora Rolls-Royce, que além de automóveis, é conhecida por seus poderosos motores de aviões.

Segundo texto publicado no site oficial da Virgin, a “espaçonave” será capaz de viajar a uma velocidade três vezes maior que a do som (Mach 3) e transportar de nove a 19 pessoas a uma altitude acima de 18 km.

Seu design, que lembra o saudoso Concorde (deixou de voar em 2003), foi pensado para ajudar a “quebrar” a resistência do vento e reduzir o consumo de combustível, que será sustentável, de acordo com a empresa.

“A filosofia do design é voltada para tornar as viagens de alta velocidade mais práticas, sustentáveis, seguras e confiáveis, além de tornar a experiência do cliente uma prioridade”, afirma a Virgin Galactic em seu site.

Decolando de aeroportos

Ainda conforme a empresa criada pelo milionário britânico Richard Branson, a intenção é que a aeronave faça diversos tipos de serviços, incluindo o transporte regular de passageiros em rotas de aviação comercial de longa distância.

“A aeronave decolaria e aterrissaria como qualquer outra e esperamos que se integre à infraestrutura aeroportuária e ao espaço aéreo internacional”, diz o texto da Virgin.

Para isso, estão sendo realizados os procedimentos para a conquista das certificações necessárias, incluindo da Administração Federal da Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

“Acreditamos que faremos viagens comerciais seguras e confiáveis com uma experiência inigualável ao cliente. Temos o prazer de colaborar com a equipe inovadora da Rolls-Royce enquanto nos esforçamos para desenvolver sistemas de propulsão sustentáveis e de ponta para a aeronave”, comenta George Whitesides, diretor de espaço da Virgin Galactic, citado pelo site da empresa britânica.

Confira abaixo outras imagens da aeronave supersônica da Virgin Galactic:

(Fotos: Virgin Galactic/Divulgação)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments